Faculdade de Ibitinga
Ensino Superior Gratuito
Bem vindo ao site da Faculdade de Ibitinga, bom dia!
(16) 3352.9130 Entre em contato conosco
Entre em Contato
28/11/2014 • Por: Emanuel Katz, Professor | FAIBI no 5º Enduro Ecológico de Ibitinga
Presença da FAIBI no Enduro Ecológico de Ibitinga - 2014
Professor Ms. Emanuel Katz

>>> Clique aqui e veja as fotos <<<

No último domingo, 23 de novembro, a convite dos alunos de turismo Marcus e Sivaldo, tive o prazer de participar, junto com os mesmos e outros alunos do terceiro ano e ex-alunos do curso de Turismo da FAIBI, do V Enduro Ecológico de Ibitinga, realizado no Pesque-Pague Jamamimu.
Nossa equipe, os “Nativus”, foi formada por seis integrantes, entre eles Marcus Delfino do Amaral, Sivaldo Val, André Souza, Leandro Moreira, Ricardo dos Santos e por mim, professor do curso de Turismo da FAIBI.
O evento ocorreu pela manhã e contou com a participação de 48 equipes com até seis participantes, entre os quais se encontravam, na maioria, jovens e adultos, mas também houve a presença de diversas crianças e idosos, vindos de diversas cidades da região, o que demonstrou o caráter recreativo e não tão competitivo da atividade.
Com a organização do Rotary Club de Ibitinga e, segundo comentários, a assessoria de uma empresa de Minas Gerais, o Enduro foi muito bem montado, contando com aula de navegação no dia anterior, postos de controle do tempo durante o percurso, marcações e indicações que os participantes tinham que descobrir, tudo dentro de um tempo determinado, não podendo adiantar ou atrasar-se.
As rotas determinadas passaram por trilhas em matas fechadas, estradas, pastagens, canaviais e até plantações de amendoim, além de atravessar e acompanhar rios e cachoeiras e as matas ciliares às suas margens, tudo muito divertido e emocionante, proporcionando um contato muito próximo com o meio ambiente. Contando ainda com paradas para descanso, lanche e contemplação da natureza.
A duração de duas horas e meia em média para que o percurso fosse completado exigiu um bom preparo dos membros das equipes, principalmente em virtude da chuva no dia anterior, dificultando o deslocamento em função do barro que grudava nos tênis que ficavam “um chumbo”. Pelo menos a chuva, que ameaçou durante todo o trajeto, com tempo nublado, só foi cair depois que completamos a prova, já na chegada das últimas equipes e “lavou a alma”.
Muito interessante foi reencontrar algumas ex-alunas do Colégio Objetivo, agora professoras na rede municipal, participando com suas equipes, além de ex-alunos do Curso de Turismo, como o Valdir Bottan, da primeira turma formada na FAIBI.
Este último estava fazendo parte da organização, no apoio durante o percurso, justamente num dos trechos mais emocionantes, que foi a descida de uma cachoeira com ajuda de uma corda, na água gelada e barrenta. Porém, ao final das atividades, tivemos a oportunidade de conversar bastante aproveitando um almoço caprichado feito no fogão à lenha pela excelente equipe do anfitrião e dono do pesque-pague, o simpático “Silão”.
Um enduro bem organizado, num lugar lindo, com clima de confraternização entre os participantes, resumindo, um evento muito agradável, de orgulhar os ibitinguenses e que recomendaria a todos nas próximas edições.