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22/01/2014 • Por: Nilson J. Augustini, Professor | O turismo das tecnologias da informação
Por: Aníbal Ney Epaminondas de Melo Júnior
Resumo 
A velocidade na busca da informação e a necessidade de respostas imediatas levaram o homem desenvolver processos e equipamentos destinados á automação de tarefas. 
Uma das maiores expressões deste anseio, tão comum à moderna sociedade tecnológica, certamente, são os computadores e sua contínua evolução. 
Muito além do fascínio que estas “novas máquinas” despertam em adultos e crianças, sua ampla utilização vem facilitando a execução de tarefas variadas, reduzindo o risco, esforços, e principalmente, a margem de erros nas mesmas. É por isso, estão cada vez mais, presentes em nosso cotidiano. 
Assim as novas estratégicas de marketing, as modernas políticas de mercado, a inovação de produtos e serviços, os padrões universais de saúde e segurança, todos ligados a partir da rede global visam a beneficiar a atividade turística e a consolidar este setor na sociedade pós-industrial, onde entende o lazer como uma necessidade e um desejo as pessoas. 

Palavras – Chave: Turismo – Internet - Informação - Sociedade Pós-Industrial - Turista. 

Introdução
Nos últimos vinte anos, os computadores mudaram a forma como realizamos as tarefas do dia-a-dia, tais como fazer compras, trabalhar e pesquisar informação. 
Estas mudanças são muitas vezes chamadas revolução. A tecnologia informática é muitas vezes chamada Tecnologia da Informação (TI), pois os computadores tiveram uma grande influência na forma como a informação é armazenada e difundida. 
No processo de globalização, as empresas e as pessoas se modernizam, produzem e competem a nível mundial. A abordagem metodológica do artigo foi feita a partir da pesquisa bibliográfica em livros na busca de elementos essenciais pela cátedra de escritores já consagrados em comunicação e turismo. 
Este presente artigo será dividido em 5 partes. A primeira estabelece o conceito de informática e turismo. Na segunda, ressalta o efeito pós-industrial na sociedade. Na terceira parte traça o novo canal de informação: a internet. Na quarta surge o novo turista, e na quinta traz a facilidade que a internet proporciona as empresas e principalmente aos turistas. 
Através deste artigo, pode se3r analisada a interação do mundo virtual com a atividade turística. 

Informática e Turismo: 
Informática é a ciência que manipula de forma lógica e automática a informação, com o objetivo de facilitar e agilizar as tarefas do dia-a-dia. Sua parte mais visível são os computadores, mas a informática está presente também no estudo e desenvolvimento de programas e equipamentos relacionados à área da computação, e todas as aplicações que de alguma forma fazem o tratamento automático da informação. 
A palavra informática é a combinação das palavras Informação e Automática. 

Turismo: 
É o fenômeno caracterizado pelo deslocamento temporário de pessoas de seu local de domicílio (núcleo emissor) para uma determinada localidade (núcleo receptor), com a permanência mínima de 24 horas e a utilização de serviços e equipamentos turísticos. Envolve aspectos tanto econômicos quanto sociais, naturais, culturais, políticos, compondo um conjunto de serviços e equipamentos interdependentes entre si, os quais são oferecidos ao turista por diferentes empresas turísticas. Essas “indústrias” trabalham com atrativos naturais, culturais, sociais, de lazer, de conhecimento, de negócios e outros. 

O Efeito Pós-Industrial na Sociedade
A partir da Segunda Grande Guerra foi verificado um novo modelo sócio-econômico, rompendo com as estruturas anteriores, com o aumento da expectativa de vida e do tempo livre, o surgimento de novos objetos de desejo, a velocidade das informações e do progresso tecnológico. 
Na fronteira da modernidade para a pós-modernidade estão os seguintes pontos: simplificação/complexidade, purismo/hibridismo, real/virtual e exclusividade/global. 
O novo modelo é baseado na conexão entre trabalho, estudo e lazer, reestruturação do tempo e o espaço e a crescente relação da virtualidade com o universo físico. 
As pessoas do mundo inteiro escutam as mesmas músicas, assistem aos mesmos programas, usam os mesmos objetos e tendem a ter os mesmos hábitos. Na economia, as empresas multinacionais comandam os mercados e criam as novas formas de produção. Domenico de Mais coloca que “vivemos numa cidade, trabalhamos em outra e tiramos férias numa terceira, atingindo cada uma delas num pecar de olhos. Conversamos em tempo real com o correio eletrônico, nos falamos e nos vemos através dos oceanos e dos continentes”. Na sociedade contemporânea, os países menos desenvolvidos ficarão muito distantes dos países tecnologicamente avançados. Assim, a globalização transforma o mundo, modificando as atividades, inclusive o turismo, em que as empresas expandem seu mercado pela rede global. 
Tudo é globalizado, os meios de comunicação, a ciência, o dinheiro, e as expressões culturais. 

O Novo Canal de Informação: 
A Internet 

A Internet é uma das maiores inovações da nossa era no que diz respeito à utilização de computadores. 
Ela surgiu com outra finalidade e, hoje atende milhões e milhões de usuárias espalhados pelo mundo. 
Comunicar é inerente ai homem, é uma necessidade de auto-afirmação. 
A Internet é considerada por muitos, como um dos mais importantes e revolucionários desenvolvimentos da humanidade. Pela primeira vez na História, um cidadão comum ou uma pequena empresa pode (facilmente e a um custo muito baixo) não só ter acesso a informações localizadas nos mais distantes pontos do globo, como também e é isso que torna a coisa mais revolucionária – criar, gerenciar e distribuir informações em larga escala, no âmbito mundial, algo que somente uma grande organização em larga escala, no âmbito mundial, algo que somente uma grande organização poderia fazer, usando meios de comunicação convencionais. Isso com certeza afetarão substancialmente toda a estrutura de disseminação de informações existentes no mundo, hoje, controlada primariamente por grandes empresas. 
E a pode ser um instrumento de legislação de estruturas sociais e de governos, como também a força que os contesta e os transforma. A comunicação assim interage com os elementos de identidade, importantes para os processos de socialização humana. 
Podemos dividi-las em três fases: A Primeira, a fase da oralidade em que os conhecimentos são passados através das narrativas. Na fase da escrita, a transmissão do saber ocorre através de teorias e interpretações impressas, a memória é objetivada no escrito pela acumulação de informações. A fase digital insere o hipertexto, o conhecimento pode ser apresentado por simulação, o tempo é imediato e instantâneo através da Internet, a memória está em permanente transformação. 
Na sociedade global, a velocidade das informações, as mudanças culturais, o crescimento econômico e o progresso tecnológico consolidam a Internet como a rede global, em que milhões de pessoas interligadas a todo o momento para estudar, comprar, trabalhar, entreter, viajar, na interação do lazer, do trabalha e do estudo, como se o planeta se tornasse um mundo tribal. 

O Surgimento do Novo Turista 
A sociedade contemporânea começa a ter mais tempo livre e assim busca uma atender os clientes que querem fazer o turismo e explorar esse potencial. 
Conforme o processo de globalização, o turismo passa a ter uma visão altamente segmentada, oferecendo uma grande variedade de roteiros aos seus clientes, para que os turistas tenham experiências individuais ou em grupo, como desejadas pelo turista. 
Surgi o novo turista, que passa a apreciara todos os atrativos da localidade em vista, diferenciando-se assim do turista consumista. Assim passa a ser chamado de pós-turista. 

As facilidades que a Internet proporciona as Empresas e Principalmente aos Turistas 
Com a Internet surge novas forma de se fazer negócios, falando-se muito em comércio eletrônico (e – business). Através dessa realidade o turismo percebe que há na internet uma globalização da economia, devendo-se assim considerar que qualquer pessoa no mundo pode ser um possível cliente. 
Na comunicação turística, através do sistema virtual pela rede global, as pessoas podem além de conhecer os atrativos e serviços dos destinos turísticos, organizarem suas viagens. O turista faz reserva nos estabelecimentos de hospedagem alimentação, transporte e passeios, além de comprar passagens aéreas e marítimas e conhecer os pacotes e os roteiros de localidades específicas. Por isso, hoje é crescente a fusão de empresas de turismo e grupos de comunicação em busca de atender aos desejos dos clientes, com menos preços, servido de qualidade e capacitação profissional de todo trade turístico. 
O processo de globalização é acelerado por dois instrumentos ligado à comunicação: aumento e expansão de páginas virtuais, de alcance mundial, tornando a publicitários, agentes de venda, consumidores e serviços, como de turismo e lazer; e, o acesso e uso mundial da informática através de computadores em rede. 
O turismo é uma das cinco atividades econômicas mais importantes na Internet, que se utiliza do sistema como uma ferramenta de marketing, com fotografias, descrições, som e vídeos de lugares turísticos. A Internet é um importante canal para informações das localidades turísticas, onde estão inseridos os serviços pela rede, buscando maior interatividade, atualização e também diferenciando em relação os concorrentes. 

Conclusão 
O computador é uma ferramenta muito importante para a comunicação, pois com ele podemos trocar informações como outros computadores em qualquer parte do mundo, trabalhar, entre outros. 
Com as tendências, reais ou imaginarias, dominando o imenso fluxo interplanetário de tecnologia, tornam-se evidentes a importância, a densidade e a complexidade do poder da informação, e isso atualmente é chamado de globalização, onde o que acontece em uma das extremidades do globo reflete na outra. 
Mostrando que o mundo está integralmente ligado na rede internacional de computadores, e o que temos a fazer é nos adequarmos a essa nova realidade que já é real. 

Os resultados obtidos com esse avanço 
Os avanços tecnológicos surgem das mais diversas necessidades e, repentinamente, são apropriados, parcial ou totalmente, pela sociedade. 
Com base neste contexto o turismo deixou de ser apenas um complexo socioeconômico para se tornar uma das forças transformadoras do mundo pós-industrial, juntamente como as novas tecnologias (internet). Percebe-se, portanto, que informação e turismo estão sempre entrelaçados e com isso facilitando as rotinas diárias ou até mesmo as tarefas mais complexas da nossa vida.

Referências 
Gonzaga, Luiz; A sociedade Pós-Industrial e o Profissional em Turismo; Editora Papirus. 
Centro de Informática Benjamin Constant; Curso de Capitação Básica em Informática; Manaus – Am.